CELEBRANDO AS BODAS EM GRANDE ESTILO

Texto: Allyne Moreira

Completar vinte e cinco anos de união de um casal é cada vez mais raro nos dias de hoje. Cinquenta anos, então, nem se fale. Quando isso acontece, merece, sim, uma celebração especial e memorável, porém cada ocasião requer um cuidado diferente em sua organização.

As Bodas de Prata

Em geral, no caso das Bodas de Prata, que celebram vinte e cinco anos de união, tanto o próprio casal como os filhos podem se encarregar da sua organização. Pode-se optar ou não pela cerimônia, porém a festa é essencial. Num dado momento o casal se posiciona atrás da mesa do bolo, onde é feita a troca de alianças e o brinde com champanhe.

As Bodas de Ouro

Já no caso das Bodas de Ouro, a ocasião requer uma comemoração ainda maior, visto que a família também é maior, geralmente composta de netos e até bisnetos. A celebração tem direito à cerimônia [se possível no mesmo local onde se casaram], à festa com buffet, foto e vídeo, um bolo especial etc.

O evento é organizado pelos filhos e netos, que cuidam desde o convite até o local da cerimônia e da festa. Eles [filhos e netos] rateiam o custo total para não sobrecarregar ninguém.

O convite

Antes de tudo faça a lista de convidados, mas lembre-se: as bodas são eventos para familiares e amigos íntimos. Não peque pelo excesso, além do mais, a ocasião será própria para rever pessoas que estiveram ao lado de vocês durante essa longa caminhada.

Depois, escolha qual será o tipo de recepção: brunch, almoço, coquetel, jantar etc e o local: restaurante, clube, a própria casa, salão de festas de um hotel etc.

Quem convida é o próprio casal, a não ser que seja uma festa-surpresa. Já nas Bodas de Ouro, geralmente quem convida são os filhos.

O nome de quem convida deve ir no alto do convite, em letras destacadas. Quando são os filhos que convidam, há duas opções:
- Os nomes das filhas vêm primeiro, seguidos pelos nomes dos filhos, sendo que o último vem acompanhado do sobrenome da família;
- Os filhos aparecem na ordem de nascimento, começando com o mais velho e terminando com o mais novo.

Quando há cerimônia seguida de festa, devem ser especificados os endereços e horários de ambos os eventos, constando, por fim, um número de telefone para confirmação de presença.

O recomendado é que os convites sejam enviados com antecedência de três semanas a um mês da data do evento.

Há quem opte por entregá-los pessoalmente aos convidados, visto que estes
se sentirão honrados com o gesto.

A cerimônia

Quando há cerimônia religiosa, há duas possibilidades para o cortejo:

1ª - O pai dá o braço à filha mais velha e o filho mais velho dá o braço à mãe. O cortejo é seguido pelos outros filhos e filhas. Em seguida, entram as noras, genros e netos, que poderão posicionar-se nos primeiros bancos próximos ao altar.

2ª - Se houver netos, estes entram primeiro, seguidos pelos filhos e filhas com seus respectivos pares e, por último, o casal. Os filhos e netos posicionam-se no altar ou nos primeiros bancos (dependendo da quantidade de pessoas).

A escolha da música é fundamental para a entrada do casal. Não é necessário repetir a marcha nupcial. Pode-se escolher uma música de compositores eruditos, que ficam um charme durante a cerimônia.

A decoração

Não é aconselhável sobrecarregar o ambiente da festa com as cores da boda em questão. Fica mais delicado e mais bonito utilizá-las apenas em detalhes, como os frisos dos pratos, detalhes nas toalhas de mesa, forminhas de doces e pequenos enfeites do bolo.

Arranjos de flores são sempre bem-vindos, e podem ser utilizadas as flores de sua preferência ou as da estação. Porém, as mais escolhidas ainda são os arranjos de rosas.

As lembrancinhas

Uma das opções mais requisitadas ainda é os bem-casados, que podem ser embalados com papel e fitinhas da cor da boda. Geralmente, é anexado a ele um cartãozinho com o nome do casal, a data da boda e um pequeno agradecimento aos convidados.

Fonte: WebNoivas

Nenhum comentário: