COADJUVANTES ENCANTADORES

Texto: Daniella Maria

Figuras graciosas que compõem e embelezam as cerimônias, as daminhas de honra e pajens dão aos casamentos um toque mais delicado e harmônico, além de ajudarem os noivos. Ao entrarem anunciando o começo da celebração, as crianças atraem todos os olhares e dificilmente não cativam os convidados.

Cabe aos que estão se casando decidir se querem ou não esses participantes em seus casamentos e é também papel deles escolher a quantidade e as roupas que eles usarão. Caso optem por terem damas e pajens na cerimônia, os noivos devem partir para o difícil próximo passo de optar por quem escolherão, o que deve ser feito cerca de seis meses antes do evento.

Quem escolher?

Devem ser escolhidas crianças que, de alguma forma, fazem parte da vida dos noivos. Não é aconselhável convidar alguém que não tem ligação nenhuma com o casal para um acontecimento tão especial e íntimo.

Hora de definir os números

Em relação à idade ideal para as damas de honra e pajens, prevalece sempre o bom senso dos noivos. Crianças com menos de sete anos de idade são muito pequenas e pode ser uma escolha arriscada. Mesmo com os ensaios que devem ser feitos antes do casamento, meninos e meninas com mais de seis anos costumam se comportar e se empenhar mais na cerimônia.

Já para definir a quantidade de daminhas e pajens que farão o cortejo, vale a pena lembrar que é melhor não pecar pelo exagero, assim como não se deve fazer com os padrinhos.

Como vestir os bonequinhos

As roupas dos pequeninos devem ser coerentes com sua idade e, portanto, manterem um espírito leve e infantil. Bordados pesados não são indicados para as daminhas e os tons mais utilizados para os vestidos são os mais claros.

Os trajes dos pajens devem acompanhar o do noivo e os das daminhas e as cores mais usadas são cinza claro e preto.

Damas já adultas

Muitas noivas optam por damas de honra adolescentes ou já adultas que são, geralmente, irmãs ou amigas próximas. Da mesma forma que as daminhas, as damas mais velhas também têm a tarefa de ajudar a noiva com o casamento, segurando seu buquê, por exemplo, e mantendo seu vestido sempre impecável. Tem-se usado muito daminhas no cortejo inicial do casamento e, depois, moças na entrada com as alianças, e outra forma muito usual é a entrada das daminhas e pajens na frente, com uma ou duas damas mais velhas logo em seguida.

Fonte:
Revista Arte Noivas
Ano 1 - Novembro 2009
Editora Arte Digital

Nenhum comentário: