DECORAÇÃO INTERNA DA CASA - AS CORES E SUAS SENSAÇÕES

Noiva, se você vai casar e está confusa na decoração interna de sua casa, fique tranquila, isso é normal. Também com tantas opções de design, mobília, cor, é difícil decidir.

É importante fazer um projeto, imaginando que tipo de ambiente você deseja. A escolha das cores é um fator importantíssimo e decisivo em sua decoração, pois é ela quem vai definir se o ambiente é moderno, sofisticado, aconchegante. A estética e a harmonia devem estar presentes em cada cantinho de sua casa, e para isso é necessário observar alguns aspectos.

A cor é luz, energia, traz em sua substância o poder de renovar, embelezar, gerar bem-estar. Por esse motivo que a escolha das cores reflete sempre um estilo de vida.

A escolha da decoração de ambientes é pessoal, porém seus efeitos são generalizados. Por exemplo: cores quentes, claras e alegres são sempre uma ótima opção, pois mantêm o equilíbrio e a harmonia de seu ambiente, mas a noiva precisa ficar atenta em alguns detalhes.

Pensando nos noivos, a equipe do Guia de Casamento selecionou algumas orientações para ajudá-los no momento que surgir aquela dúvida.

Cores Quentes

As cores quentes, como o vermelho, amarelo e laranja produzem sensação estimulante e tornam o ambiente aconchegante. Quando aplicadas na sala de estar e de jantar, estimulam a conversa. Mas o excesso poderá deixar o ambiente pesado e com uma confusão visual.

Se você utilizá-las nos quartos, por exemplo, poderá prejudicar o sono.

Cores Frias

Se você deseja passar uma sensação de espaço e dimensão, prefira cores frias tais como azul, violeta e verde, que ampliam o ambiente.

As cores frias têm função anti-estresse e acalmam as emoções, ajudando a relaxar, ideal para o quarto do bebê.

No quarto do casal, pode optar por uma combinação com cores quentes, para quebrar a monotonia e não “relaxar demais”.

Cores Escuras

A utilização de cores escuras e fortes costuma deixar o ambiente pesado. Procure usá-las próximo ao chão. Na dúvida utilize somente uma cor e, para quebrar a monotonia e equilibrar o ambiente, crie detalhes que produzam um contraste, através da técnica de “tom sobre tom” ou cores complementares.

A mobília, tapetes e cortinas fazem o acabamento final do ambiente. Use e abuse das cores e elementos que se enquadram ao seu estilo, mas sempre usando o bom senso.

Agora você já pode começar a brincar com as cores na sua casa, mas não esqueça: elas dizem muito a respeito de sua personalidade.

Nenhum comentário: