A ETERNA TRADIÇÃO DAS ALIANÇAS

Texto: Daniella Maria

Símbolo maior do matrimônio, as alianças de casamento são itens indispensáveis entre a maioria dos noivos. Sinônimo de união, encontro e combinação, elas evidenciam o compromisso que os noivos assumem ao se casar e são utilizadas no quarto dedo da mão direita, onde passa uma veia que vai direto ao coração.

Muitas são as lendas que tentam explicar as origens da tradição do uso de alianças. Uma defende que ela se iniciou no Egito Antigo, quando os faraós acreditavam que o círculo dos anéis representava a eternidade, outra vem da tradição cristã, desde o século XI, e há também quem diga que o costume originou-se na Grécia e na Roma Antiga, quando era comum a troca de anéis de ouro entre os amantes. Independente da forma que surgiu, a tradição de trocar alianças no casamento perdura até os dias de hoje no mundo todo e não dá sinais de que vá acabar tão cedo.

Variedade de modelos

Dos tradicionais e simples aos mais exóticos e extravagantes, muitos são os modelos de alianças oferecidos atualmente no mercado joalheiro. Embora não tenham a estética como foco principal, mas sim a representação da união do casal, nada impede esses anéis de embelezarem as mãos dos noivos e casados. A escolha das joias é muito particular dos noivos, que devem avaliar qual a espessura, forma e detalhes de sua preferência. Os materiais dos quais serão feitos esses anéis também devem ser pensados com cuidado pelo casal, que geralmente opta por ouro amarelo ou ouro branco e até mesmo o diamante, que é considerado a pedra de Vênus, a deusa do amor e da prosperidade.

Arredondados, quadrados, largas, finas, com detalhes, opacas ou brilhantes, o que realmente importa é o conforto, o bom acabamento e, principalmente, a satisfação dos noivos.

Compromisso gravado e registrado

Embora o mais comum seja gravar apenas os nomes do noivo e da noiva nas alianças, muitos casais preferem ousar um pouco mais e registrarem outras coisas em suas joias. Alguns casais optam por gravar declarações de amor, passagens da Bíblia e até frases em outros idiomas. A data da cerimônia de casamento também é outra gravação muito usual nas alianças. As gravações conferem ainda mais romantismo a esse tradicional costume de se usar alianças de casamento e intensificam ainda mais o compromisso firmado pelos noivos no matrimônio.

Bem conservadas como o casamento

Alguns cuidados são fundamentais para manter as alianças sempre bonitas, brilhantes e bem conservadas como a relação do casal. É importante evitar raspar ou esbarrar a joia em superfícies duras como paredes e corrimãos e não carregar objetos pesados com o anel em mãos, o que pode ocasionar sua deformação. Outra dica é evitar sempre o atrito excessivo e não permitir que a aliança fique constantemente em contato com produtos químicos como cremes, perfumes e produtos de limpeza, o que pode comprometer sua aparência e danificar as pedras.

Fonte:
Revista Arte Noivas
Ano 1 - Novembro 2009
Editiora Arte Digital

Nenhum comentário: