Não tanto a escolha do convite, mas a maneira como confeccionar a lista de convidados é o que mais deixa os noivos em dúvida. O casal, a família, o solteiro, o desquitado, o viúvo, o chefe... Como devo convidá-los?
Primeiramente, procuramos nos basear em costumes tradicionais e critérios da língua portuguesa.
Aí vão algumas sugestões práticas para facilitar essa tarefa na hora de escrever os envelopes:
1. Não se usam mais expressões como Ilustríssimo e Excelentíssimo (nem por extenso, nem por abreviado). Somente em casos excepcionais ou quando o protocolo exigir, como por exemplo: para chefes de Estado, "Sua Excelência", para um Juiz, "Meritíssimo".
2. Quando nos dirigimos a um casal: Sr. Wilson Luiz Ramos e Sra. Ou Sr. Wilson Luiz Ramos e Esposa ou ainda, Sr. e Sra. Wilson Luiz Ramos.
3. Quando nos dirigimos à família: Sr. Wilson Luiz Ramos e Família (isto quando o casal tem filhos solteiros residindo no mesmo local).
4. Quanto aos Padrinhos do casamento, avós e pais dos noivos, se for da preferência podem ser personalizados como no ex. Padrinhos: Ao Padrinho Waldir Mercer e Família (quando se tratar da família) ou Aos Padrinhos Waldir e Maria Mercer (quando se tratar do casal); Avós: Aos Avós Sebastião e Ivone Ramos; Pais: Aos Pais Adolfo e Rosa Silva.
5. Para tratamentos convencionais ou determinados por portarias:
Ao Presidente da República ----------- Vossa Excelência
Ao Governador ----------- Senhor Governador
Ao Prefeito ----------- Senhor Prefeito
Ao Cardeal ----------- Eminência
Arcebispos e Bispos ----------- Excelência Reverendíssima
Monsenhor ----------- Reverendíssimo Monsenhor
Para demais autoridades militares, civis e eclesiásticas, usa-se ilmo. Sr.
Fonte: Site da Noiva - Consultoria: Cristiane Convites
Nenhum comentário:
Postar um comentário