MANTILHA

A mantilha, em cascata sobre seus cabelos e ombros, é uma bela maneira de enquadrar o seu rosto durante a cerimônia de casamento.

É tradicionalmente feita de delicados tules e rendas brancas, é toda bordada com desenhos que formam bicos nas extremidades, presa na cabeça por um pente ornamental.

O pente ornamental dá a altura e sustenta a mantilha. É constituído por um corpo convexo e um conjunto de pinos, confeccionado geralmente de casco de tartaruga (ou de outro material mais simples e elegante), é incrustado com joias. Juntamente com a mantilha de renda, as mulheres adornadas desta maneira realçam-se especialmente mais femininas.

O comprimento de uma mantilha vai desde  os ombros até abaixo dos joelhos. Apesar de muito linda, a mantilha pode ser inteiramente retirada após a cerimônia. Dependendo do penteado, a noiva pode manter o pente ornamental ou substituir ambos por uma tiara para a recepção do casamento.

Apesar de popular na Espanha e na América Latina, bem como entre as pessoas de ascendência latina, uma mantilha pode ser usada por qualquer noiva que quer um casamento estilo tradicional ou formal. Remetem sempre a tradição familiar, passada de avós para mães e mães para filhas, atravessando gerações e se mantendo como um ícone fundamental para uma noiva romântica.

A mantilha é apropriada para um casamento na igreja, mas pode ser usado em outros locais de cerimônias religiosas, desde que coordenada com o vestido de noiva e ao tema ou tipo de casamento. Num casamento ao ar livre (praia ou campo) que são cerimônias mais informais, provavelmente a noiva não escolherá usar uma mantilha.

Nenhum comentário: