NEGOCIANDO COM A AGÊNCIA DE VIAGENS

Texto: Liz Ribeiro

Pesquisar sobre a sua viagem on-line é fácil e divertido, mas quando é para reservar sua tão importante lua-de-mel, as vantagens de trabalhar com um agente de viagens são incontáveis. Agentes podem lhe oferecer os benefícios de ter experiência com viagens; linhas internas de descontos não divulgadas ao público em geral; pacotes e uma série de opções de itinerários; poder comprar ou reservar no mesmo lugar seu voo, carro e hotel; e, por fim, porém não menos importante, paz de espírito. Eles são seus salvadores e advogados quando algo sair errado. Eis aqui nove pontos para ajudá-la a encontrar o agente dos seus sonhos:

1.    Faça seu dever de casa
Antes de procurar um agente, decida que tipo de viagem quer fazer e quanto pretende gastar aproximadamente. Quanto mais for específico o seu destino e as atividades que quer fazer, menos tempo desperdiçará em sonhos que estão além do seu bolso.

2.    Encontre o seu agente alma-gêmea
Bons agentes são pacientes, fazem várias perguntas, mantêm rigorosos padrões de qualidade, são diretos quanto aos descontos e reembolsos, e têm um interesse genuíno em que o cliente dê algum retorno. (É um bom sinal se o agente tem fotos de clientes em seu quadro de informações; é um mau sinal se as fotos foram todas tiradas no mesmo hotel.) Bons agentes irão entreter seus sonhos abrindo sua mente e mostrando um leque de opções. Procure alguém que o trate como da família; será mais fácil de convergir suas opiniões para estabelecer o que você gosta e não gosta.

3.    Não enlouqueça com as taxas de consulta
Algumas agências de viagem cresceram o olho sobre os clientes potenciais e começaram a cobrar uma taxa por seu serviço de consulta. Isso varia de acordo com as peculiaridades da viagem e pode até ser abandonada quando fizer a reserva ou incluída no preço final. Se você gosta ou confia no agente, considere um preço a se pagar pelo planejamento da melhor lua-de-mel.

4.    Experimente a experiência
Qual é a mais importante credencial do agente? A apropriada experiência de primeira mão. Um agente que visitou um hotel específico sabe qual é o quarto com a melhor vista e pode recomendar o que pedir de sobremesa no restaurante. Melhor de tudo, ele pode ter alguma ligação com o dono e fazer pedidos especiais para vocês.

5.    Conheça o limite do seu bolso
Seja honesto sobre quanto pode gastar com passagens e hospedagens e mantenha-se firme. Não caia na lábia do agente que tenta empurrá-lo para algo mais caro (muitas vezes sugeres resorts mais caros por serem mais fáceis de reservar). Pense consigo: Quais são suas prioridades? Por exemplo, se estar no centro da cidade é mais importante para você que um super quarto em um hotel de luxo, diga ao agente. Saber com o que você pode e sem o que pode viver sem irá ajudá-lo a montar um itinerário que caiba no seu bolso.

6.    Relaxe
Você terá acesso a ótimos descontos e promoções se seu tempo de permanência for flexível, mesmo que por alguns dias. Agentes de viagem podem comparar preços entre linhas aéreas e companhias de aluguel de carro para encontrar o mais baixo disponível.

7.    Traga munição
Fale para o agente sobre todas as companhias aéreas, de aluguel de carro, clubes e programas de que quer participar. Muitas agências formaram alianças cinegéticas e dividem pontos – alguns pontos podem ser compensados por noites em hotel ou aluguel de veículos, por exemplo.

8.    Antecipe-se
Precisando de alguma terapia, dieta ou exercício? Diga ao agente. Mencione também se preferem acomodações para fumantes ou não-fumantes.

9.    Faça muitas perguntas
Nenhuma pergunta é idiota, não seja tímido! Pergunte ao seu agente sobre cada detalhe da viagem, incluindo conexões de aeroporto, serviços de táxi ou ônibus, conversão de moeda estrangeira, e questões seguras como governo – conselhos e alertas de viagem. O mais importante, consiga números telefônicos para emergências (domingo de manhã cedo no aeroporto depois do seu casamento, por exemplo) e para a sua viagem (de preferência um número gratuito ou que aceite chamadas a cobrar).

Nenhum comentário: