O ENCONTRO DAS DAMAS E PAJENS

Um toque de elegância e romantismo para a cerimônia

A entrada da noiva na igreja é sempre um dos pontos mais emocionantes do casamento. Ela comove a todos durante o toque da marcha nupcial, pela expectativa de mostrar seu vestido, e, entre esses fatores, pela entrada das damas de honra e dos pajens. Eles também podem seguir a noiva ao final da cerimônia, encerrando o cortejo.

Atualmente, o papel das damas e dos pajens não se limita mais à entrada na igreja. Hoje, quem leva as alianças é o pajem e as entrega para o noivo, que irá colocá-las sobre o altar. Cabe a daminha levar um buquê ou uma cestinha com pétalas de flores, que são espalhadas no caminho da noiva para o altar.

Uma dúvida comum a muitas noivas é se as roupas das damas e pajens precisam ser semelhantes às roupas dos noivos. Na verdade, os trajes devem combinar com as cores e o estilo da festa. Quanto mais simples, mais elegantes. Para as meninas dê preferência para os trajes com pouco bordado, saias drapeadas, detalhes em flores e laços. Para os meninos o traje pode variar de acordo com o horário da cerimônia. Pela manhã, pode-se usar calça e camisa social, com ou sem gravata. À noite, pode-se usar um meio fraque.

Dicas:

§      Crianças muito pequenas, embora sejam engraçadinhas, podem dar trabalho na hora da cerimônia – ficam assustadas e não entram com o cortejo. O ideal é que tenham mais de quatro anos.
§      Os noivos devem optar, também, por crianças com idades até sete anos.
§      O número de crianças depende do gosto da noiva, mas a maioria utiliza duas damas e dois pajens ou duas damas e um pajem. Grandes cortejos ficam bem em casamentos mais formais.
§      Depois selecione os parentes mais próximos e queridos.
§      Um fator importante que a noiva precisa considerar é o custo do vestuário das damas e pajens. Como são convidados a participar do cortejo do casamento, é indicado que os noivos arquem com as despesas do aluguel ou da confecção das roupas.

Nenhum comentário: