Reza a lenda que o véu surgiu com os gregos que acreditavam que ele protegia a noiva dos maus espíritos. No catolicismo ele representa o véu de Maria. A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados, e por aí vai.
Antes de cruzar a linha do tempo e passar para a atualidade, achei interessante buscar o ponto inicial dessa tradição afinal de contas somos noivas e porque não dizer agora cultas nessa questão!
Hoje um casamento informal dispensa o véu de noiva, mas ele está longe de sair da moda, afinal de contas tem gente que preza pela tradição.
A melhor forma de saber que véu cai melhor em você é provando ele junto com o vestido. Veja a seguir as dicas para escolher o seu véu de noiva:
1. O véu precisa OBRIGATORIAMENTE ser do mesmo tom do vestido.
2. Os enfeites seguem a mesma regra. Se seu vestido é todo bordado com pedraria, seu véu precisa ter detalhes em pedraria e não pérolas.
3. Na hora de experimentar o véu, verifique se ele está confortável em você. Muitos podem ser removíveis, o que ajuda a não estragar o penteado na hora da festa.
4. Quando for fazer a prévia do penteado, leve o véu para discutir com a profissional qual o penteado mais indicado.
5. Se a cerimônia for realizada em um local pequeno, o véu curto é o mais indicado. A regrinha é assim: quanto mais formal o casamento, maior o véu.
6. Véus curtos combinam muito bem com cerimônias durante o dia e ao ar livre, pois dá um toque delicado no visual da noiva.
7. Noivas magras e altas podem usar véu preso abaixo do coque.
8. Noivas com silhuetas equilibradas podem usar véu em qualquer comprimento.
9. Para grávidas e noivas de segundo casamento não é indicado o uso do véu, mas… isso não é regra e nem um impedimento, certo?
10. A lei do equilíbrio é a melhor opção: para vestidos ornamentados, aplique um véu simples, e vice e versa.
Tipos de véu
Véu Catedral: é o tipo de véu mais formal onde seu comprimento é maior do que a calda do vestido.
Ponta do dedo: esse véu vai até mais ou menos a ponta dos dedos da noiva e pode ser usado pela maioria dos vestidos, exceto os curtos.
Cotovelo: ele é um pouco mais custo que o catedral e combina com qualquer vestido.
Ombro: é o véu curtinho que vai até no máximo a altura dos ombros da noiva e pode ser usado com a maioria dos vestidos.
Fonte: Blog do Casamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário