Quem paga o casamento?

Texto: Gabrieli Chanas

Todo mundo sabe como funcionavam as coisas antigamente, não é? Os pais da noiva eram os responsáveis por custear o casamento. Os noivos não tinham trabalhos expressivos (em termos de salário) e geralmente moravam com os pais. Hoje as coisas estão bem mudadas e não é difícil encontrar casais que ganhem mais dinheiro do que os pais. Quem paga a conta, então? Quem quiser ou quem tiver condições de arcar com as despesas. É bom, no entanto, que isso seja acertado previamente para ninguém ter surpresas na hora de desembolsar o dinheiro.

O primeiro passo é saber quanto vocês, noivos, podem pagar. Com esse dado em mãos vocês já terão uma ideia do quanto será preciso levantar com a ajuda da família. O segundo passo é descobrir se os pais têm interesse em contribuir financeiramente com o casamento. A não ser que eles já tenham conversado com vocês sobre o assunto é praticamente impossível de prever o que passa pela cabeça deles.

É bem interessante partir para esse papo já tendo uma ideia, mesmo que seja bem superficial, de quanto vai custar o casamento. Conversem com familiares ou amigos que casaram recentemente para ter uma ideia do quanto gastaram ou façam uma pesquisa do valor dos itens dos sonhos para ver a quantas vai o orçamento.

Mais três dicas para o momento da conversa com os pais:

:: Se os pais estiverem dispostos a pagar por tudo, conversem sobre o que esperam da festa. Há casos de pais que gostam de dar palpites a mais, já que estão arcando com todas as despesas.

:: Se os pais não contribuírem, seja por situação financeira ou por interesse próprio, e isso surpreender vocês, não é preciso desistir de casar. Reorganizem os planos e considerem adiar um pouquinho o casamento para dar tempo de poupar um pouco mais.

:: Se os pais quiserem pagar uma parte do casamento, tentem delimitar essa ajuda para evitar conflitos futuros. De repente eles querem dar uma quantia específica, de repente eles querem pagar uma parte específica (o jantar, as bebidas, a decoração). Saber até onde vai a oferta de dinheiro é fundamental para adequar os planos de vocês e para não deixá-los aflitos.

Fonte: Noiva.com

Nenhum comentário: