Uma forma prática e econômica de se casar é abrir mão da festa e da cerimônia de casamento religiosa e optar apenas pelo casamento civil, realizado no próprio cartório. Ele será celebrado na presença do Oficial do Registro Civil, do juiz de casamentos e de no mínimo duas testemunhas, que costumam ser amigos ou parentes mais próximos dos noivos. Veja algumas dicas para os noivos que querem um casamento civil em cartório:
1) O casamento civil no cartório acontece assim: primeiro, os noivos devem separar os documentos para o casamento civil, entrar em contato com o cartório e agendar um horário para a cerimônia. No dia, os noivos entram (juntos) e se posicionam diante da mesa do juiz, que lerá o termo do casamento. Alguns juízes chegam a fazer um pequeno discurso sobre o significado da cerimônia, desejando felicidades aos noivos. Depois, há a troca de alianças, os noivos assinam o livro e em seguida é a vez dos padrinhos.
2) O casamento civil no cartório só pode ser realizado durante o dia. Os noivos podem levar mais convidados além das duas testemunhas, mas o espaço é pequeno, portanto leve os mais próximos mesmo.
3) Se os noivos quiserem convidar mais pessoas como padrinhos do casamento civil, verifique quantas assinaturas o cartório de sua região permite no livro. Esse número varia de cartório para cartório.
4) Não necessariamente o casamento civil no cartório é um evento frio e protocolar. Alguns cartórios possuem uma salinha onde a cerimônia pode ser feita de forma reservada e os noivos podem organizar uma recepção para poucos convidados. Verifique se o cartório de sua região disponibiliza esse serviço e quantas pessoas o local comporta.
5) Não deixe de contratar um fotógrafo para registrar este momento único da vida do casal. Os convidados com certeza estarão clicando tudo, mas os noivos merecem um registro profissional.
6) Mesmo que o casal opte por não fazer uma festa de casamento, após a cerimônia civil, podem convidar a família e os amigos mais próximos para um almoço ou jantar em casa ou em um restaurante. Neste caso, não há necessidade de mandar fazer convites. Os noivos podem convidar por telefone mesmo.
Fonte: Casamentoclick.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário