UMA TRADIÇÃO QUE SIMBOLIZA O MATRIMÔNIO

O bolo sempre desempenhou um papel muito importante nas festas de casamento. Antigos romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade ou abundância. Muitas outras culturas jogavam trigo, farinha ou bolo na cabeça da noiva e depois comiam os restos para terem sorte. Os primeiros britânicos assavam cestos feitos com biscoitos, que os convidados levavam para casa, ao final da cerimônia. Os noivos tentavam se beijar sobre estes pedaços. O costume do "bolo da noiva" veio da França. Conta-se que um francês assistiu a um casamento inglês no qual o noivo e a noiva se beijavam por cima de uma mesa cheia de doces. Voltando ao seu país, achou mais interessante fazer, em vez de montes de doces, um só bolo modelado e confeitado.

O bolo de casamento pode ser verdadeiro ou "cenográfico" (pasta americana confeitada em cima de isopor) que serve apenas para enfeitar a mesa. Muitas noivas pedem um bolo decorativo bonito só para tirar as fotos.

Para a escolha do bolo, o casal deve visualizar vários modelos e formas nos álbuns de fotos dos profissionais. Depois é necessário verificar o número de convidados, a decoração, a altura dos noivos, o tamanho do espaço do evento e se ele combina com o estilo da festa.

Inicialmente, escolha o sabor de sua preferência. Depois a cor e o tamanho. A cor pode combinar com a decoração ou pode ser branca, que é uma cor clássica, elegante e bem tradicional. O sabor depende do gosto e também pode estar relacionado ao tipo de comida que será servida.

O tamanho vai depender do número de convidados. Para calcular o tamanho do bolo deve-se primeiro saber o número de convidados. Depois calcule uma média de 120 gramas por pessoa caso o bolo seja a sobremesa. Caso haja outras além do bolo, deve-se calcular 100 gramas de bolo por convidado. A partir daí, multiplica-se este valor ao número de convidados e definem-se quantos andares serão necessários.

Atualmente, os cake designers (profissionais que desenvolvem obras de arte nos bolos de casamento), utilizam diversos materiais para tornar cada bolo único e inesquecível.

Pasta americana, glacê, marshmallow, chantilly, flores naturais, artificiais, de glacê e de açúcar, fitas, laços, corações, galhos secos, estão entre os materiais utilizados para enfeitar.

DICAS

§      A encomenda dos bolos deve ser feita com no mínimo um mês de antecedência.
§      O bolo verdadeiro deve ser servido aos convidados após o brinde dos noivos.
§      Lembre-se de escolher um bolo que acompanhe a decoração e o tamanho do espaço do evento.
§      Procure escolher um sabor que agrade ao casal e a maioria dos seus convidados.

Fonte:
Revista Arte Noivas
Ano 2 - Outubro 2010
Editora Arte Digital

Nenhum comentário: