Tira-Dúvidas: TRAJES

A noiva pode escolher a cor dos vestidos das madrinhas para padronizar o altar?
Não é uma boa ideia, pois a cor escolhida nem sempre ficará bonita em todas as madrinhas. Além disso, um altar onde todas estão vestidas com cores iguais ficará parecendo uma apresentação do coral.

Defina apenas as tonalidades: tons claros ou tons escuros e deixe que cada uma decida a cor que lhe cai bem.

O mesmo vale para modelos iguais. Se cada uma tem um tipo físico diferente, como seria possível padronizar os vestidos sem que algumas se sentissem completamente desconfortáveis? Defina apenas o comprimento do vestido: curto, longuete ou longo e deixe que cada uma escolha o modelo mais apropriado.

Traje do noivo. Quais são as melhores opções?
Depende do horário, mas o noivo com um terno bem cortado e de boa qualidade fica sempre elegante. Se vai se casar de manhã ou à tarde pode optar pelo cinza ou azul marinho. Já pra um casamento à noite o cinza escuro e o preto são mais indicados.

Para o civil no cartório, o que o noivo deve vestir?
O noivo deve usar terno ou, no mínimo, calça social e camisa.

Como usar o cravo ou outra flor no paletó? Onde eu devo prendê-lo(a)?
Geralmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela para esta finalidade e é nesta altura que deve ser presa a flor. Mas atenção: a flor deve ser presa ao paletó por um pequeno alfinete que virá junto com ela da floricultura e nunca deve ter seu cabo enfiado no orifício da lapela ou no bolso.

Se estiver usando um lenço no bolso do paletó, dispense a flor. Se estiver usando uma flor na lapela, dispense o lenço.

A noiva é obrigada a pagar a confecção ou aluguel dos trajes das crianças? E os acessórios?
Seria indelicado convidar a criança e não se oferecer para pagar estas despesas, afinal, ela deverá estar vestida de acordo com as especificações da noiva, ao contrário das demais crianças convidadas que poderão usar uma roupa que já tenham em casa.

Caso a mãe da criança seja sua irmã ou sua melhor amiga, você terá mais liberdade para conversar com ela e negociar alguma coisa do tipo: ela paga o aluguel do traje e você paga os acessórios.
--
Em um casamento durante o dia, como os convidados devem estar vestidos? Os homens devem estar com o terno completo?
Preto nunca essa é a primeira regra. Vestido curto, estampado, chapéu tudo é válido, para as mulheres, já os homens, sempre o terno completo, não tem jeito.

A partir de que horas, é aconselhável o vestido longo para as convidadas?
O vestido longo só deve ser usado após as 20 horas, antes disso nem pensar. Para as mais jovens que preferem o vestido curto, o ideal são os vestidos bordados, com algum brilho e se possível colocar uma meia num tom opaco ou da cor do vestido, fazendo um estilo Chanel, aí sim o vestido curto fica perfeito em um casamento à noite.

Qual a cor ideal para o vestido da mãe da noiva? As madrinhas não devem ter o vestido da mesma cor, ou isso é bobagem?
As mães da noiva e do noivo possuem prioridade na escolha da cor. É preciso pensar sempre numa harmonia entre as cores, não pode ficar aquele arco íris no altar nem nas fotos do álbum. Os vestidos têm que criar um colorido bonito sem destacar nem apagar ninguém.

Num casamento em cartório, qual o traje ideal para a noiva?
O ideal é o traje de passeio, um terninho, um vestido básico, um tubinho, sem muito decote ou brilho. O cartório é um lugar formal, lembrem-se disso.

Para casamentos na praia e no campo, como os convidados devem se vestir?
Para casamentos ao ar livre, o traje é mais leve, vestidos soltos, com estampas aquareladas, ou com algum bordado, mas sem muitos brilhos. E o chapéu para as mulheres, cai muito bem nesse tipo de cerimônia.
--
O que os pais dos noivos devem usar?

O traje dos pais segue o mesmo estilo do traje do noivo. Se o noivo usar terno escuro com camisa branca (estilo mais usado e mais adequado para casamentos à noite), os pais também devem seguir o mesmo caminho. Camisas coloridas não são indicadas e é interessante que as gravatas dos pais sejam iguais ou, pelo menos, parecidas. Isso dá equilíbrio, não deixa um mais destacado que o outro, faz com que não haja competição de estilos e dá um resultado mais bonito nas fotos.

Os pais não precisam ser uma cópia do noivo, mas também não podem estar muito diferentes. O importante, pais, é manter uma mesma linha para que todos os personagens centrais do casamento estejam em sintonia. A regra também vale para os padrinhos. Se o noivo usar preto, nada de traje claro, certo? Se o casamento for na praia e o noivo for de bermuda e pés descalços, nada de aparecer de terno e gravata.
--
É viável falar com os padrinhos sobre o estilo ou cor de roupa que se deve usar para que não haja repetição de cor? A cerimonial deve lembrá-los caso a noiva avise com antecedência aos padrinhos sobre a cor ou o estilo de roupa?
Não existe problema em pedir para o cerimonial avisar sobre cores que serão usadas ou estilo. De qualquer maneira, como os padrinhos não ficam o tempo todo no altar, essa repetição de cores não atrapalha. É mais importante coordenar que as mães dos noivos, por exemplo, não escolham o mesmo tom ou vestidos parecidos.
--
Quando o noivo usa meio fraque, pais e padrinhos precisam usar também?
Se o casamento é mais tradicional os padrinhos também deverão usar meio fraque, ou um terno escuro. Ser elegante é acertar na escolha da roupa e se sentir bem com ela.


Fonte:

Nenhum comentário: