Tira-Dúvidas :: CONVITES

Na hora de entregar os convites aos convidados como devo falar?
Diga o motivo da visita: "Viemos convidá-los para o nosso casamento". A partir daí, a conversa fluirá normalmente.
O casamento civil será no cartório e só os nossos pais e padrinhos comparecerão, mas gostaríamos de oferecer um bolo depois para os nossos parentes e amigos. Como deve ser o convite e o que escrever?
Neste caso o convite deve ser menor do que os tradicionalmente usados para a cerimônia religiosa seguida de festa. Como será uma comemoração informal, o texto também dispensa formalidades. Abaixo uma sugestão de convite:


Gostaria de enviar um convite especial para os padrinhos, mas não sei o que escrever (os dizeres). Gostaria de algo legal, pois são todos muito queridos.
Não há um texto diferenciado para convidar os padrinhos. O convite impresso deve ser o mesmo, o que muda é que vocês deverão convidá-los pessoalmente com maior antecedência.

Os noivos poderão fazer uma visita aos amigos e dizer o motivo do convite. Quando forem distribuir os convites impressos, os primeiros a ser entregues devem ser os deles.

Como posso conseguir convites de casamento baratos? Fazer convites em casa é uma boa opção?
A melhor forma de economizar com os convites de casamento é pesquisar bastante e optar pelos modelos mais simples sem os enfeites que geralmente encarecem o preço final como laços, envelopes forrados, caixinhas especiais, lacres de cera etc.

Se for necessário, aproveitem para encomendar todos os demais impressos no mesmo local (mapas, menus, cartões de agradecimento, cartões do casal) e pedir um desconto no valor total do pacote ou tentar conseguir que alguns deles sejam oferecidos como brinde.

Imprimir os convites de casamento em casa não representa economia porque, além de todo o trabalho, o gasto com tinta e papel acabará sendo equivalente ou até maior do que o que vocês teriam ao encomendar os convites em uma empresa especializada. Além disso, caso notem algum erro de ortografia ou diagramação depois que todos estiverem impressos, refazê-los significará mais trabalho e mais custos.
--
Quando começo a entregar os convites?
Para os convidados de fora da sua cidade, você deve entregar com dois meses de antecedência, o que pode ser feito pelo correio. Para os convidados da sua cidade, você deve entregar entre 45 dias e um mês antes do casamento.

Sou obrigada a mandar caligrafar?
Não. Mas a apresentação do convite deve ser feita de forma impecável.

Com quanto tempo devo providenciar a lista de presentes?
Uma semana antes de começar a entregar os convites.

Como devo escrever nos meus convites?
Para responder a esta dúvida, segue um exemplo prático. Imagine que o João da Silva Medeiros seja casado com a Maria Cristina Santos e tenha dois filhos. Um dos filhos chama-se José e mora com eles. O outro filho é casado e se chama Carlos Medeiros. Para convidar apenas o João e a Maria, o convite deve apresentar: Sr. João da Silva Medeiros e Senhora.

Para convidar o João, a Maria e o filho José, o convite deverá especificar: Sr. João da Silva Medeiros e Família. Caso você também queira convidar o filho que é casado, deve enviar um convite separado para ele, com a inscrição: Sr. Carlos Medeiros e Senhora.

Caso você queira convidar alguma amiga sua solteira, imagine essa situação. A Marina namora o Alberto. Você pode mandar um convite para cada um, caso conheça os dois, ou um convite escrito "Marina e Alberto", sem Sra., sem Sr., e sem sobrenome. Se for mandar um convite para cada, o texto deverá ser "Sra. Marina Aguiar" em um, e "Sr. Alberto Sousa" no outro.
--
De que forma noivos que optam por casar apenas no Civil, com cerimônia no Cartório, devem comunicar o casamento aos amigos e familiares?
A melhor forma de se informar sobre o casamento civil é com uma participação do casamento, que é um cartão enviado aos convidados comunicando quem se casou e em que dia.
--
Tenho que mandar um convite de casamento para um casal ao qual sou muito amiga da noiva. Coloco o nome dela em primeiro lugar e depois do marido? Como faço?
Não. Quando o convite é enviado a um casal o nome do homem vem sempre primeiro independente de quem seja mais amigo seu.

Meu casamento terá a cerimônia e a recepção no salão de festas, como o número de convidados é limitado, posso entregar os convites junto com os individuais de acordo com o número de familiares por casa, por exemplo?
Sim. O ideal é que dentro do convite de casamento você coloque os convitinhos individuais de acordo como número de pessoas que você quer convidar por família. É importante deixar claro que tanto para a cerimônia quanto para recepção é necessária a apresentação do convitinho.

Estou na dúvida em mandar os convitinhos para a festa no convite ou entregar na igreja. Qual a forma certa a fazer?
O correto é sempre mandar os convitinhos junto com o convite de casamento. Distribuir na igreja é deselegante e confuso. A noiva não tem que ficar preocupada com esses assuntos na hora da cerimônia.



Fonte:

Nenhum comentário: